Para muitas bandas, artistas e criativos as redes sociais são os únicos canais de marketing usados. Mas para ser eficiente sua divulgação você precisa ter um bom alcance. 

Em se tratando de mercado musical, atualmente, uma das melhores redes sociais para divulgar sua marca é o Instagram.

Falo isso por experiência própria. Em dois momentos da minha carreira testei estratégias no Instagram e obtive bastante sucesso. Primeiramente como artista e posteriormente como profissional do mercado de empreendedorismo criativo. Além de cuidar do Instagram de vários artistas, músicos e profissionais que empreendem seus talentos.

Aplicando as dicas abaixo somadas a estratégia que compartilho com vocês no e-book ao final do artigo, meu Instagram cresceu 28 mil seguidores em 15 meses. Isso me ajudou e continua me ajudando (muuuito) a ter um retorno bacana sobre o meu trabalho.

Com as constantes mudanças estruturais e de algoritmo no Instagram, devemos buscar aprender novas soluções, a todo momento, para aumentar o engajamento e o ganho de seguidores.

Disclaimer: Quando me refiro a seguidores, SEMPRE estou me referindo a seguidores segmentados, ou seja, pessoas que realmente estão interessados no assunto que você vende e portanto tem grande potencial para se tornarem clientes ou super fãs. NUNCA estarei me referindo a seguidores comprados ou fantasmas.

Leia também: Comprando Likes: Como Acabar com seu Projeto Musical

Disclaimer 2: Seguidores podem vir de dois jeitos, organicamente, ou seja, tráfego não pago, ou ainda, pessoas que chegam até seu perfil apenas pelas hashtags, buscas, ou provenientes de marketing offline (propaganda cara a cara). O outro jeito é por tráfego pago, onde você investe seu rico dinheirinho em anúncios no facebook, no próprio instagram ou até no google adwords.

Nesse artigo falarei de como conquistar seguidores e gerar engajamento de maneira orgânica. O famoso, sangue, suor e lágrimas, ou se preferir, HARDWORK na veia.

Não tenho absolutamente nada contra anúncios, sou fortemente à favor de um budget direcionado e intencional para tráfego pago.

Mas também existem estratégias de baixo custo que rendem resultados fantásticos em pouco tempo (zero custo não existe pois se você estiver gastando seu tempo estará investindo alto, já que tempo é o recurso mais escasso e  irrecuperável que você tem).

Se você está apenas começando no Instagram, ou se você é um usuário mais experiente, a verdade é que você sempre pode melhorar sua estratégia e aprender novas dicas e truques que podem fazer uma enorme diferença! Por isso compilei 50 dicas para você neste artigo.

Let’s go…

 

Crie um Perfil Like a RockStar

1. Sua foto de perfil. Instagram é sobre fotografia e cotidiano de pessoas. Mesmo que você tenha um perfil de uma banda ou marca, procure colocar foto de pessoas. Isso aumentará suas chances de ser seguido. Pessoas gostam de se relacionar com pessoas.

2. Seja claro porém criativo. Ao descrever na Bio do seu Instagram o que você faz, seja criativo. Tente sair do óbvio e adicione um toque de personalidade no texto. Informe o que todos precisam saber mas depois adicione umas pitadas pessoais que te torna autêntico e diferente da massa. Você tem 150 caracteres ou 4 linhas para dizer o que você tem a oferecer ao mundo e  porque vale a pena te seguir. Tente mantê-la alinhada com a Bio das suas outras redes sociais e também seja claro, objetivo e se possível criativo. É um ótimo espaço para adicionar uma hashtag de algum projeto ou desafio que esteja executando no momento e incentivar as pessoas a participarem.

3. Seja mais pessoal, menos “profissional”. Okay, não estou falando para você expor sua vida completamente, mas como disse acima… Pessoas gostam de se relacionar com pessoas e consequentemente elas gostam de saber sobre pessoas. Não coloque apenas conteúdo de venda ou divulgações, mescle com o seu cotidiano, afinal as pessoas acreditam que o dia a dia de um artista/ músico é cheio de coisas interessantes e não apenas Flyers.

4. Inclua um email de contato. Eu recomendo fortemente que você enquanto artista solo (ou banda no caso de não possuir um website) inclua um email de contato na sua Bio do Instagram. Porque? Não importa o que você faça, você tem que tornar fácil o processo de entrar em contato com você. Com isso você pode conseguir parcerias, patrocínios ou ter acesso a oportunidades profissionais e o Instagram é um excelente canal para isso.

5. Organize sua Bio. Uma forma simples de fazer isso é adicionando quebras de linhas ou Emojis a sua Bio do Instagram. Apenas não seja “over” demais e saia colocando milhares de Emojis. Coloque-os apenas ao final de uma frase ou começo de outra. Quebra de linhas: Aqui vai um truque. Escreva sua Bio no navegador do seu computador (não no APP do celular), ao final de cada palavra que desejar quebrar a linha copie e cole esses caracteres (ok, eles estão invisíveis ou quase mas funciona).

 

6. Tenha um nome de perfil fácil de ser encontrado. Segue algumas considerações abaixo para te ajudar nisso…

  • Tem que ser fácil de ser digitado (sem letras doidas, emojis e caracteres estranhos)
  • Use também o seu nome real na caixa “Nome” para que as pessoas possam procurar por você de qualquer forma. Isso também é rastreável nas buscas.
  • Procure usar o mesmo nome que usa nas outras redes sociais.

7. Torne o seu perfil público. Eu realmente não entendo o porque das pessoas terem perfis privados no Instagram. Just in case… Um artista, banda ou figura pública NUNCA deve fazer isso. As pessoas precisam saber como é o seu feed para decidirem te seguir ou não. Deixar o perfil privado é um tiro no pé para sua estratégia de marketing.

8. O link do seu perfil. Prestenção…aqui tem dicas das boas para você reverter seus seguidores em super fãs. Como o Instagram não permite links em legendas de fotos, você deve inserir links em sua Bio. Esse link deve levar o seu seguidor a um lugar estratégico.

Para onde você quer levar seu seguidor? O que seria importante ele ver ou saber? Qual a sua estratégia no momento? Vender merchandisings? Ganhar visualizações para o seu lyric vídeo novo?

Se estiver vendendo entradas para seu show de lançamento, leve-os para a página de compra do ingresso. Nesse caso, não seria legal levá-los para a home page do seu site. Seria como chegar em um parque de diversões cheio de atrações, eles não saberiam escolher o que fazer. Comande a ação e direcione-os para concretizá-la.

9. Use links encurtados. Usar links encurtados como bit.ly não são apenas uma estratégia estética mas também é possível rastrear os cliques vindos da sua Bio do Instagram.

PS: Conheça nosso curso online de Marketing Musical e aprenda como se posicionar no mercado, atrair superfãs, criar sites, automações, relacionamento, conteúdo para redes sociais, funis e muito mais! Clique aqui para conhecer mais. 

 

Crie Coesão no Seu Feed

10. Pense antes de postar. Pense sobre as fotos que irá postar. Ela ficará legal no seu feed? A foto se encaixa na temática do seu perfil? Ela está seguindo o padrão de cores? Se a resposta for não, provavelmente é melhor não postar.

11. Tenha foco. Não poste qualquer coisa.Tente manter um padrão de postagens baseado no seu objetivo.

12. Crie uma edição padrão de fotos. Para manter seu Brand e ter coesão, considere escolher até 3 tipos de filtros padrões para suas fotos editadas. Definindo seu estilo desde o início vai te ajudar a criar um olhar muito mais coeso e visualmente atraente para suas imagens. Ter uma lista de filtros, estilos de fonte e tipos de edição de imagem, faz da sua rotina de criação de conteúdo visual mais fácil. Sempre escolha postar com qualidade ao invés de quantidade.

13. Defina sua vibe. Você provavelmente já ouviu “sua vibe atrai sua tribo”. Pense pelo quê você quer ser conhecido. Como você quer que as pessoas se sintam quando olharem seu feed? As fotos que você compartilha devem representar a essência da sua marca e contar sua história.

14. Escolha uma paleta de cores. E use-a. Escolher uma paleta de cores irá tornar sua rotina de criação de design muito mais fácil. Você não precisará ficar decidindo quais cores usar, ou quais combinações ficam melhores. Além, é claro, de trazer coesão ao seu feed.

15. Planeje suas postagens. Use um planner de conteúdo. Planeje quinzenalmente ou mensalmente. Isso trará liberdade e produtividade para você, Afinal, ficar pensando todos os dias sobre o que irá postar, consumirá muito seu tempo.

 

Crie um Feed Atrativo

16. Use luz natural sempre que possível. É difícil de conseguir uma boa iluminação ao menos que você esteja disposto a comprar kits de iluminação. A minha luz favorita é a natural, mas tome cuidado, foto com muita luz direta, sol à pino, tende a ficar estourada.

17. Poste fotos com boa resolução. Parece um tanto óbvio dizer isso mas ainda encontramos muitos posts com fotos de baixa resolução. Isso passa falta de profissionalismo e baixa qualidade que será associada ao seu trabalho.

18. Faça composições criativas. Procure sair do lugar comum e abuse da sua criatividade para criar composições legais. Crie um cenário com os objetos do seu trabalho. Afinal, você não precisa sempre postar as mesmas fotos de shows. As pessoas tendem a não prestarem atenção quando tudo parece igual.

Hellooo: Essa dica é para quem gosta de brincar com fotografia. Use e abuse do estilo Flatlay (aquela fotos onde os objetos estão organizados em uma superfície e a foto é tirada de cima). Em um nível mais acima ainda, use composições de cores padrões para criar um feed mega descolado.

19. Mude o cenário. Outra dica para quebrar o padrão e fazer as pessoas prestarem atenção na sua foto. Mude o cenário sempre que possível. Isso vale para ordem de postagens. Talvez você tenha feito um ensaio fotográfico bem legal em uma locação marcante, tente mesclar essas fotos ao postar no seu feed para que não passe despercebido para as pessoas.

20. Poste menos flyers. Sei que é necessário fazer divulgações e promoções do seu trabalho, mas lembre-se que as pessoas estão no Instagram para verem bastidores e cotidiano e essa curiosidade em saber o que está acontecendo de interessante na vida do outro vai por água abaixo quando o assunto é divulgação. Utilize a regra 20/80, ou seja, 20% de divulgação e 80% de conteúdo relevante.

Hellooo 1: relevante para quem acompanha o Instagram é, como citei acima, rotina, dia a dia e bastidores. O conteúdo é relevante quando atinge o objetivo proposto.

Hellooo 2 : fazer divulgações repetidas pode aumentar seu retorno em adesão, porém ao fazer isso utilize duas estratégias.

Primeiro: poste repetidamente em horários estratégicos. Tenha em mente que essas postagens serão parte de uma estratégia de visualização e adesão e não de likes.

Segundo: Apague as postagens repetidas, priorizando a ordem de postagens ou mantendo a postagem repetida que mais tiver likes e comentários. Dessa maneira seu feed ficará limpo, bonito e ao mesmo tempo entregará o que você precisa sem ficar poluído e chato.

PS: Conheça nosso curso online de Marketing Musical e aprenda como se posicionar no mercado, atrair superfãs, criar sites, automações, relacionamento, conteúdo para redes sociais, funis e muito mais! Clique aqui para conhecer mais. 

 

Use as Legendas a Seu Favor

21. Faça perguntas, inicie diálogos ou peça informações para o seu público. É sabido que as pessoas gostam de falar sobre si mesmas. Use essa informação a seu favor e faça perguntas fáceis de serem respondidas. Isso irá aumentar seu engajamento e gerar mais comentários.

22. Conecte com seu público. Além de se conectar por imagens, é possível também fazer isso através das legendas. Você conta sua história de várias maneiras, e a legenda é uma excelente oportunidade de mostrar para as pessoas como você é, o que pensa, ou seja, é uma ótima forma de se posicionar. Tente superar o terror de escrever apenas legendas óbvias e muito curtas. Elas não geram identificação com o seu público.

23. Use chamadas de ação…Ideias de chamada de ação:

Clique no link da Bio/ Reserve, Compre, Inscreva-se pelo link da Bio.

Marque um amigo que …

Compartilhe se gostou…

Vá para o Blog e leia o artigo na íntegra.

Use a  #minhahashtagpersonalizada para que possamos ver o que você está fazendo!

Deixe um comentário…

Hashtags Como Estratégia

24. As benditas Hashtags, são necessárias mesmo? Se tem uma coisa que aprendi sobre marketing nas rede social é que para atrair as pessoas certas para o seu negócio você precisa usar as benditas Hashtags.

Não vou negar que já pertenci ao time dos que têm preconceitos contra as Hashtags, porém quando decidi criar uma estratégia de divulgação para o meu perfil no Instagram e pesquisei a fundo sobre quais ferramentas eu poderia usar para colocar em prática meu plano, tive conhecimento da real importância que as Hashtags tem nas redes sociais. Usar hashtags faz com que suas postagens sejam rastreáveis e tenham um alcance maior.

25. Esconda as Hashtags. Elas podem deixar seu post “sujo”. Uma simples maneira de resolver isso é escondendo suas hashtags nos comentários da sua postagem. Elas ainda continuarão rastreáveis e seu post ficará limpo.

26. Crie uma lista de Hashtags relevantes. Crie uma lista de hashtags populares em seu nicho e cada vez que você postar uma imagem use-as e adicione mais algumas específicas de acordo com a imagem que está postando.

Guarde essa lista no bloco de notas do seu celular assim ficará fácil copiar e colar em todas as suas postagens.

27. Crie sua própria hashtag. Criar a sua própria brand hashtag irá encorajar seus seguidores de usá-la. Com isso ficará fácil gerar engajamento direcionado, organizar conteúdos específicos e construir uma comunidade dentro do Instagram. Essa hashtag pode ser uma tagline, no meu caso uso #vocêéoseunegóciocriativo, ou use o nome da sua música de lançamento, por exemplo.

28. Combine hashtags tendência com hashtags menos populares. Você provavelmente já usa hashtags em seus posts no Instagram, mas você está usando as hashtags certas?

Por favor não me diga novamente que você tem aquele preconceitozinho contra o jogo da velha, se você tem, aconselho encarecidamente a repensar isso, meu amigo, apenas quem já tem uma base de seguidores astronômica pode se dar ao luxo de ignorar as hashtags.

Hashtags possibilitam que os usuários pesquisem conteúdos específicos e encontre posts de seu interesse. Hashtags são como palavras-chaves, e palavras-chaves são a base de toda a internet.

Veja o significado de Hashtag aqui 

Quando você entra em sua conta do Instagram consegue pesquisar as Trending Hashtags ou Hashtags Tendências. Pense nisso como uma lista do que os usuários do Instagram estão procurando no momento.

Antes de postar em sua conta, pesquise as Trending Hashtags e veja quais são relevantes para o seu objetivo e considere usá-las nas descrições ou comentários das suas fotos para dar um impulso em seu tráfego.

Ao usar hashtags tendências, você não só aumenta o seu tráfego, mas o seu alcance. Um usuário do Instagram que nunca ouviu falar de você pode fazer uma pesquisa para a hashtag e encontrar o seu post.

Sensacional! Assim como o Google busca por termos as mídias sociais buscam por #hashtags.

Em contrapartida você disputa a atenção com muitas pessoas, então, considere utilizar hashtags menos populares dentro do mesmo contexto para se tornar mais visível nas buscas e conseguir novos seguidores no Instagram.

29. Certifique-se que suas hashtags estão ativas ou corretas. Pesquise a hashtag para ver se ela está funcionando dentro do Instagram.

30. Interaja com suas hashtags favoritas. Agora que você sabe um pouco mais sobre hashtag, talvez esteja na hora de subir um pouco de nível. Encontre suas hashtags favoritas e se envolva com as fotos e usuários. Se você gosta de uma imagem, verifique a página do usuário. Curta e comentar nas postagens desses usuários, as chances são deles retribuírem. Bingo, mais uma oportunidade de se apresentar para um potencial fã.

PS: Conheça nosso curso online de Marketing Musical e aprenda como se posicionar no mercado, atrair superfãs, criar sites, automações, relacionamento, conteúdo para redes sociais, funis e muito mais! Clique aqui para conhecer mais. 

 

Aumente Seu Engajamento

31. Descubra quem é seu público no Instagram. Antes de você se preocupar em lotar o seu perfil com novos seguidores no Instagram, você precisa saber de algumas coisas:Quem é o seu público e qual é o seu nicho? Você é um músico de estilo folk? Um produtor musical de samba? Definir quem você é irá te ajudar a encontrar as pessoas certas para o seu perfil. Escolher o seu público-alvo e seu nicho é muito, muito importante para te dar direção e dessa maneira você será capaz de pular a fase de não saber o que postar.

32. Tenha consistência. Não há uma regra sobre quantas vezes postar por dia ou por semana no Instagram. Vejo perfis funcionarem bem com 3 conteúdos por dia mas também vejo perfis que funcionam com 2 conteúdos semanais. O importante aqui é criar um calendário honesto. Você deve conseguir cumpri-lo, faça chuva ou faça sol. Poste imagens regularmente, mas sempre mantenha a sua história visual e sua estratégia alinhadas para não perder a qualidade das postagens.

33. Interaja, interaja, interaja!  Essa é a dica de ouro para crescer rapidamente e conseguir seguidores no Instagram. Na rede social você não pode ser egoísta, interaja com outros perfil curtindo, comentando e seguindo. Realmente conectar-se com outros perfis é a melhor estratégia para fazer o seu perfil crescer no Insta.

34. Contribua com as hashtags de outras pessoas. Participe de um desafio ou ação que tenha a ver com a sua marca. Essa é uma ótima maneira de se conectar com os outros Instagramers e ser visto por outras pessoas que possam amar o seu estilo e começar a te seguir também.

35. RPF. Significa: “Responda por favor”. Alguém deixou um comentário para você? Não deixe-o sem resposta. Isso ajudará a manter seus seguidores leais. Responda todo e qualquer comentário dos seus posts.

36. Envolva-se com a sua classe: Procure outros artistas e músicos, interaja com eles, crie parcerias e desafios, faça gigs virtuais. Juntos vocês conseguirão atingir mais pessoas e lembre-se, no mercado musical (e ouso dizer que é um dos poucos que isso acontece) o público não se divide, ele se multiplica. Fazer parceria com um colega do mesmo estilo que o seu NÃO tirará suas chances de trabalho. Vá por mim, ao contrário, elas aumentarão.

37. Espalhe o amor. Parece uma dica hippie rsrs mas, a verdade é que como eu mencionei acima, Instagram é uma via de dois sentidos, você tem que dar para receber. Assim, cada vez que você posta uma foto e alguém gosta, retribua o favor. Esta é uma ótima maneira de mostrar aos seus seguidores do Instagram que você está envolvido e entusiasmado com o que eles estão compartilhando.

38. Siga todo mundo que te seguir (exceto contas spam). Está mais do que explicado porque ok? Fidelização e crescimento…

39. Poste vídeos, não apenas fotos. O vídeo está cada vez mais em ascensão. Ponto para vocês, músicos e artistas, que geram conteúdos em torno dessa ferramenta. Neste link tem algumas estatísticas bem legais sobre marketing com vídeos. Alguns músicos e artistas constroem estratégias bem sucedidas baseadas apenas em conteúdos de vídeos nas redes sociais.

40. Use o Stories do Instagram. Dê aos seus seguidores um forma de olharem sua “vida real” e compartilhe os bastidores dos seu trabalho.

41. Troque indicações. Procure perfis com conteúdo semelhante e proponha troca de indicações. Isso significa simplesmente publicar uma imagem e dizer aos seus seguidores para seguir seu parceiro. Mas prestenção, apenas faça isso de quem você acredita e confia no trabalho, você estará vinculando seu nome e sua marca a alguém.

42. É dando que se recebe. Não precisa ser um produto físico ou algo que envolva um custo alto. Pode ser uma entrada VIP em algum show, um download de uma música nova, a intenção aqui é dar algo de valor em troca de contato. Use o link da sua bio para hospedar um link que leve seus seguidores para a captação desse contato e distribuição do presente sorteado.

43. Crie uma lista de email. O Instagram é um excelente canal para captar contatos e criar uma lista de email. Eu digo por experiência. Em meu último lançamento, direcionei minhas estratégias para o Instagram  e em apenas 15 dias captei mais de 500 contatos para a minha lista.

PS: Conheça nosso curso online de Marketing Musical e aprenda como se posicionar no mercado, atrair superfãs, criar sites, automações, relacionamento, conteúdo para redes sociais, funis e muito mais! Clique aqui para conhecer mais. 

 

Dicas Extrar para Seguidores no Instagram

44. Ferramentas para rastrear hashtags.

Neste link você encontrará uma lista das melhores ferramentas e sites para rastrear e monitorar hashtags.

45. Ferramentas para criar conteúdos visuais criativos.

Segue as melhores ferramentas para te ajudar a criar conteúdos visuais criativos. Com essas ferramentas suas imagens terão brilho, nitidez, corte, inclinação, deslocamento e filtros incríveis e fáceis de usar. Confira a lista que criei abaixo:

Aplicativos para Edição, Filtros e Cortes Profissionais:

Adicione bordas brancas nas fotos:

Seja um Designer Gráfico:

Apps para Fotos

Apps para Vídeos

Ferramentas on-line

 

46. Reutilize conteúdos. Vídeos podem virar fotos, basta dar um print screen na tela e voilá, a magia está feita. Artigos podem virar posts no Instagram. Áudios podem virar vídeos. Há uma infinidade de possibilidades de repaginar conteúdos. Isso te ajudará durante um bloqueio criativo ou em tempos de correria.

47. Programe suas postagens. O Instagram era o único canal onde você não conseguia programar de forma totalmente automática suas postagens, mas agora existe um aplicativo/ software (que eu uso e recomendo) chamado Etus, nele voc6e consegue programar seu planejamento de conteúdo a longo prazo e isso irá aumentar sua produtividade, já que não precisará gastar seu tempo todos os dias fazendo as postagens. Sobrará mais tempo para criar e pensar estrategicamente.

48. Mensure. Avalie o que deu certo, o que deu errado e faça mais do que deu certo. Aí pode estar o segredo do sucesso. Existem algumas ferramentas de report mas o próprio Instagram conta com essa possibilidade. Transforme  seu perfil em comercial e tenha estatísticas de todo o seu perfil.

49. Seja paciente. Toda estratégia leva um tempo para gerar resultados. Se mantenha firme no seu objetivo e na sua estratégia e as pessoas irão encontrá-lo, segui-lo, contar aos outros sobre você e o seu perfil irá se destacar e crescer no Instagram.

50. O que funciona no Instagram? Há uma variedade de imagens que você pode usar para contar a história da sua marca. Aqui está uma lista acessível de alguns dos mais populares tipos de imagens que os seguidores do Instagram amam. Escolha os que se encaixam a sua mensagem e crie a sua programação de postagens.

  • Fotos de pessoas
  • Bastidores do seu negócio
  • Citações motivacionais e inspiradoras
  • Memes
  • Conteúdo gerado pelos seus fãs
  • Imagens convidando a participar de concursos e sorteios vinculadas à hashtags relevantes
  • Imagens com chamadas de ação
  • Imagens de antes e depois
  • Imagens vinculadas à legendas que contam uma história e incitam a audiência a responder perguntas
  • Vídeos ou sequências de fotos criativas

A mídia social não é apenas sobre vender e gerar tráfego para o seu blog, é sobre contar histórias e convidar as pessoas a se inserirem nela.

Marketing